sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Qual é a sua diferença?

O que há de tão desconhecido e transformador que promove as semelhanças e difundem julgamentos em nossas particularidades?
É fiável crer que o molde das diferenças é o nosso próprio estado de subjetividade. 
Desta forma, contemplamos, por fim, erroneamente, o ser humano como a medida de todas as coisas. Isso, pois, algumas dessas coisas não possuem qualidade comparável para tal medição. 
A diferença ocorre quando falamos de caráter, personalidade ou aparência física? 
Estruturas físicas ou ideais que transformam os conceitos, influenciam os preconceitos e induzem à ignorância do convívio social.

Madame Curie, uma mulher, uma Química, descobriu o elemento rádio;
Napoleão, um dos mais poderosos líderes políticos e militares franceses, era baixinho;
O mais famoso líder quilombola, Zumbi dos Palmares, era negro;
Ane Frank, a garota meiga, e judia, que emocionou o mundo com seu diário;
O pianista que revolucionou a soul music, Ray Charles.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Depoimento

Olá amigos!

No dia 05/07/2012 o Profº Egidio Trambaiolli Neto recebeu um e-mail de uma criança (Felipe) que leu seu livro Síndrome de Quê? que nos deixou emocionados. Destacamos o seguinte trecho:
"Eu tenho um vizinho que tem Síndrome de Down, o nome dele é Marcelo, eu sempre tive medo dele. Quando eu era menor, eu cheguei a jogar pedras nele porque os outros meninos da rua diziam que para mostrar que era corajoso, eu tinha que atirar uma pedra nele e sair correndo. E eu fiz isso muitas vezes, mas nunca acertei, até que uma vez uma pedra que joguei derrubou o óculos dele que caiu no chão e quebrou. Mas, meu medo nunca passou. Depois que eu li o seu livro, eu fui até a casa do Marcelo e falei com a mãe dele que eu queria ler um livro para ele. No começo ela desconfiou, mas deixou e ficou vendo eu ler o seu livro para o Marcelo. No final ele sorriu para mim. Não sei se ele entendeu a história, mas eu entendi que ele havia me perdoado!"
Obrigado Felipe por compartilhar conosco sua experiência de vida e o seu aprendizado!

Abraços, 


Equipe Uirapuru